Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra

Notícias

Viagem entre Terras

Viagem entre Terras

17-AGO-2022

O projeto CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação! coordenado pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e promovido pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, em parceria com a Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra, irá dinamizar, vários encontros entre freguesias, designados de “Viagens entre Terras”.Além da sua função cultural, recreativa e de lazer, espera-se, que as comunidades conheçam melhor o seu concelho com estas viagens, e envolver a troca de conhecimentos sobre património, artesanato e gastronomia, num reforço da identidade local e da coesão social.Participe e conheça o melhor do seu concelho.Inscrições na Junta de Freguesia e Ponto+ ate dia 08/09/2022Programa: Dornelas do Zêzere visita Pampilhosa da Serra: 14/09/2022

Ler mais...
IMPA

IMPA

08-JUL-2022

Foi anunciado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Coimbra e de acordo com as previsões meteorológicas, estima-se para os próximos dias que a região centro seja afetada por uma corrente atmosférica de leste, com vento por vezes forte nas terras altas, com redução da humidade relativa e com elevados valores da temperatura do ar, sendo provável a configuração de uma “onda de calor”.A exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir à desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento ou a um golpe de calor, situação muito grave e que pode provocar danos irreversíveis na saúde, ou inclusive levar à morte.São mais vulneráveis as crianças, as pessoas idosas, os portadores de doenças crónicas, as pessoas obesas, as acamadas, os trabalhadores expostos ao sol/calor e todos aquelas que vivem em más condições de habitabilidade. A Comissão Distrital de Proteção Civil de Coimbra, recomenda a adoção de medidas de mitigação e prevenção de comportamentos de risco de incêndio rural e de autoproteção e prevenção aos efeitos das elevadas temperaturas divulgadas pela Direção Geral da Saúde, nomeadamente: Ingira água ou outros líquidos não açucarados com regularidade; Reforce a hidratação aos recém-nascidos, às crianças, às pessoas idosas e às pessoas doentes; Evite a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas; Nunca deixar crianças, doentes ou pessoas idosas dentro de veículos expostos ao sol; Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas isoladas, idosas, frágeis ou com dependência que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor. De forma a prevenir a ocorrência de incêndios rurais, recomenda-se nos espaços rurais e em áreas confinantes: Não utilizar qualquer tipo do fogo; Não realizar fogueiras para recreio e lazer; Não realizar trabalhos agrícolas e florestais; Ligar 112 sempre que avistar uma ignição;A Proteção Civil é uma missão de todos para todos!

Ler mais...
Moldura Panorâmica

Moldura Panorâmica

01-JUL-2022

A Freguesia de Pampilhosa da Serra tem ao longo dos tempos trabalhado no sentido de divulgar o que de melhor temos na nossa região, neste sentido a partir de hoje, 01/07/2022 teremos uma moldura panorâmica que irá percorrer pontos de interesse turísticos na nossa Freguesia.As pessoas do nosso concelho, conterrâneos e aqueles que nos visitam possam tirar selfies de forma a conhecer e darem a conhecer o que de melhor a nossa região tem.

Ler mais...
Santos Populares

Santos Populares

09-JUN-2022

A Direção-Geral da Saúde partilha informações relativamente a prevenção da COVID-19 nesta altura dos Santos Populares.O mês de junho é, por definição o mês de diversão associada aos Santos populares em quase todo o país. Neste sentido, pretendemos incentivar à precaução e á utilização da máscara em situações de grandes aglomerados.

Ler mais...
Risco de Incêndio

Risco de Incêndio

09-JUN-2022

AVISO A POPULAÇÃODe acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para os próximos dias, prevê-se um aumento de tempo quente e seco, com condições favoráveis ao incremento do risco de incêndio rural.MEDIDAS PREVENTIVAS PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito. PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais. PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal. PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas. PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

Ler mais...
Reunião descentralizada

Reunião descentralizada

30-MAI-2022

A Freguesia de Pampilhosa da Serra, recebeu, no dia 30 de maio, a quinta reunião de câmara descentralizada. Antes da sessão propriamente dita, os executivos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia percorreram várias aldeias, tais como Carvalho, Póvoa, Moninho, Sobral Valado, Sobral Magro, entre outras, para em conjunto trocarem impressões relativamente a problemas que dizem respeito ao quotidiano local.Já no recém requalificado auditório da Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra, que mereceu amplos elogios, os destaques da reunião de câmara surgiriam no período antes da ordem do dia. O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, começou por partilhar o seu desagrado face à iminente instalação de um parque flutuante de painéis fotovoltaicos com cerca de 40 hectares, na albufeira da Barragem do Cabril, entre os concelhos de Pampilhosa da Serra e Pedrógão Grande. Considerando inaceitável que a Câmara Municipal apenas tenha tido conhecimento desta intenção “há pouco tempo pelo Comunicação Social”, Jorge Custódio disse que é “lamentável que num processo destes a Autarquia não tenha sido ouvida e não tenham sido dadas a conhecer quais as realidades deste projeto e se há ou não há mais valias-técnicas e financeiras para as instituições locais”. “Não é assim que se trata a autonomia local e as Câmaras Municipais”, afirmou Jorge Custódio, acrescentando que, ao que foi possível apurar, “já estão mesmo a ser desenvolvidos projetos técnicos para a instalação efetiva do referido parque”. Também na sessão, o Presidente da Câmara Municipal fez referência a “uma ação de sensibilização que já começou no concelho, relativamente ao BUPI” – Balcão Único do Prédio -, uma plataforma dirigida a proprietário de terrenos que permite a georreferenciação gratuita. Em causa está a segunda fase de um projeto, a que a Câmara Municipal fez uma candidatura em conjunto com os restantes Municípios da CIM Região de Coimbra. Jorge Custódio explicou que na sequência desta candidatura, “durante alguns meses”, um balcão itinerante “vai andar nas várias freguesias a sensibilizar para a importância da georreferenciação dos terrenos” e, para além disso, irá estar presente uma “equipa técnica que vai ajudar todos os Munícipes a fazer esse registo”. “Fica aqui o desafio para aproveitarem esta derradeira tentativa para realizarmos, de uma vez por todas, o cadastro do nosso concelho, e tão importante que isso é até no que diz respeito ao combate aos incêndios”, concluiu. Esta reunião de câmara descentralizada contou com forte adesão e participação cívica, sendo que, no período aberto ao público foram colocadas dúvidas e sugestões relativamente a aspetos que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida na Freguesia de Pampilhosa da Serra.

Ler mais...
 Viagens entre Terras

Viagens entre Terras

11-MAI-2022

O projeto CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação! coordenado pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e promovido pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, em parceria com a Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra, irá dinamizar, vários encontros entre freguesias, designados de “Viagens entre Terras”. Além da sua função cultural, recreativa e de lazer, espera-se, que as comunidades conheçam melhor o seu concelho com estas viagens, e envolver a troca de conhecimentos sobre património, artesanato e gastronomia, num reforço da identidade local e da coesão social.Participe e conheça o melhor do seu concelho.Inscrições na Junta de Freguesia e Ponto+Programa:     Pampilhosa da Serra visita Janeiro de Baixo: 22/06/202     Dornelas do Zêzere visita Pampilhosa da Serra: 14/09/2022

Ler mais...

© 2022 Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia